quinta-feira, 16 de março de 2023

MANOEL DE ALMEIDA BARRETO

 


Filho de Canguaretama, era ele sobrinho do primeiro Prelado de Natal, Dom Joaquim de Almeida. Com a assunção do Terceiro Bispo natalense, D. José Pereira Alves, foi o então Padre Manoel de Almeida Barreto designado visitador das Paróquias potiguares, com a missão específica de angariar meios pecuniários para a criação do jornal católico “Diário de Natal”.

Além dos afazeres religiosos ele também dedicou parte do tempo disponível prestando serviços relevantes ao Colégio Diocesano “Santo Antônio”, como professor e seu Diretor. Dirigiu, também, o Colégio “Santa Luzia”, em Mossoró. Foi, ainda, Reitor do seminário durante o período de 1909 a 1911

É o autor do livro “Capítulos de Historia Mossoroense”.

Exerceu a função de sacerdote durante dezoito anos, quando resolveu secularizar-se. Ao deixar a Igreja Católica foi ser Maçon. Tinha quarenta e um anos de idade, vindo a falecer trinta e cinco anos depois.

Esta segunda fase de sua vida ele preencheu com o exercício de educador. A sua formação intelectual como professor e os dotes oratórios aperfeiçoados alçaram-no a elevados postos na Maçonaria.

FONTE - INTERNET


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MANOEL DE ALMEIDA BARRETO

MANOEL DE ALMEIDA BARRETO , PATRONO DA CADEIRA DE Nº 36, DA ACADEMIA MOSOSROENSE DE LETRAS, QUE TEVE COMO PRIMEIRO OCUPANTE O SAUDOSO FRANCI...